ANRAP, Associação Nacional dos Remanufaturadores de Autopeças, está entre as seis associações que firmaram o acordo internacional, considerado um importante marco no desenvolvimento da indústria global de remanufatura.

Pela primeira vez, na indústria global de remanufatura, seis associações representando os mercados da Europa, Estados Unidos, Brasil e China fecharam acordo com definições comuns sobre o processo de remanufatura e a peça usada (casco). O documento é um grande passo rumo ao crescimento da conscientização e aceitação de produtos remanufaturados no mercado mundial.

Chegaram a um alinhamento comum a respeito de um conjunto de descrições que define essa indústria a CLEPA, Associação Europeia de Fornecedores Automotivos (European Association of Automotive Suppliers); a MERA, Associação de Remanufaturadores de Equipamentos & Motores (Motor & Equipment Remanufacturers Association); a APRA, Associação de Remanufaturadores de Peças Automotivas (Automotive Parts Remanufacturers Association), a ANRAP, Associação Nacional dos Remanufaturadores de Autopeças; a FIRM, Organização Europeia para Remanufatura de Motores(European Organization for the Engine Remanufacture); e o CPRA, Comitê de Remanufatura da Associação da China de Fabricantes Automotivos (Remanufacture Committee of China Association of Automobile Manufactures).

“Por muitos anos, a falta de um entendimento comum dentro do setor gerou debates rigorosos, interpretações errôneas, além da falta de um movimento unificado”, afirmou Roberto Vavassori, presidente da CLEPA. Jefferson Germano, presidente e membro da ANRAP, destacou que o convite para participação no acordo é um reconhecimento do esforço conjunto dos fabricantes, associados à ANRAP, na disseminação do conceito e benefícios dos produtos remanufaturados no mercado brasileiro. “Esta projeção internacional é, sem dúvida, uma grande conquista para a ANRAP, enquanto o acordo é fundamental no fortalecimento do programa global de sustentabilidade”, afirmou Germano.

“O crescimento do uso de produtos remanufaturados tem acelerado uma tendência global de economia circular”, acrescentou John Chalifoux, presidente e COO da MERA. “O anúncio de um entendimento comum entre as associações ajudará a indústria a comunicar os benefícios de qualidade, valor e sustentabilidade dos produtos remanufaturados”, disse.

Juntas, as seis associações estabeleceram que: (1) o Processo de Remanufatura é um processo industrial padronizado, por meio do qual a peça usada (casco) volta a ser nova, ou melhor, a ter as mesmas condições e desempenho. Trata-se de um processo em conformidade com as especificações técnicas, incluindo normas de engenharia, qualidade e testes, e com garantia plena ao produto. É um processo industrial estabelecido, totalmente documentado e capaz de cumprir os requerimentos definidos para a remanufatura; (2) a Peça Usada (Casco) é um produto previamente vendido, usado e não mais utilizável, destinado ao processo de remanufatura. Durante a sua logística reversa, o casco é protegido, manuseado e identificado para uso na remanufatura, a fim de evitar danos na peça e preservar o seu valor. Um casco não é um resíduo ou uma sucata e não deve ser reutilizado, antes de ser remanufaturado.

Adicionalmente, Associações Europeias previamente acordaram com a seguinte definição para o mercado europeu: uma Peça Remanufaturada cumpre a função de uma peça original equivalente. O produto é restaurado a partir de uma peça usada (casco) existente, por meio de processos industriais padronizados de acordo com determinadas especificações técnicas. Uma peça remanufaturada tem a mesma garantia de um produto novo, sendo claramente identificada como um item remanufaturado. No Brasil, a ANRAP foi uma das incentivadoras do processo de promulgação da norma 16.290 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), de 04/2014, para bens reprocessados, a qual define os produtos em três categorias distintas: remanufaturados, recondicionados e reparados.

“O processo de remanufatura, presente no mercado há várias décadas, tem ganho maior consciência, especialmente, junto aos governos”, afirmou Steve Handschuh, presidente e CEO da Associação Motor & Equipment Manufacturers (MEMA). Lei assinada pelo presidente Barack Obama requer que as agências federais priorizem o uso de componentes remanufaturados na manutenção da frota, para a redução de custos enquanto a qualidade dos veículos é mantida. Outro exemplo é a Aliança G7 para a Eficiência de Recursos, onde seus membros se comprometeram a apoiar a economia circular e a remanufatura. “Estas são indicações claras de que a remanufatura está cada vez mais presente na agenda dos governos”, comenta Peter Bartel, vice-chairman do Conselho Europeu da APRA. “Este acordo internacional nos permitirá falar com uma só voz, aperfeiçoando a apresentação de nossos pontos de vista e de soluções voltadas à sustentabilidade aos nossos clientes, organizações relevantes, políticos e governos do mundo todo”.

“Em uma economia mundial, com plataformas globais de produtos, a remanufatura é a melhor maneira de proteger a nossa matéria-prima, meio ambiente e manter a qualidade do produto a preços acessíveis aos consumidores. Estas definições nos levam claramente a essa direção”, declarou Joe Kripli, presidente da APRA.

Sobre a CLEPA

A CLEPA é uma Associação Europeia de Fornecedores Automotivos (European Association of Automotive Suppliers). Cerca de 116  fornecedores de peças, sistemas e módulos para carros, além de 23 associações comerciais nacionais e associações setoriais europeias são membros da CLEPA, representando mais de 3 mil empresas que empregam mais de 5 milhões de pessoas, cobrindo todos os produtos e serviços que integram a cadeia de suprimentos do setor automotivo. Com sede em Bruxelas, na Bélgica, a CLEPA é reconhecida como um parceiro natural em debates, através de instituições europeias, das Nações Unidas e demais apoiadores (ACEA, JAMA, MEMA, etc.). Para mais informações, visite: www.clepa.eu ou contate a.distefano@clepa.be

Sobre a MERA

A Motor & Equipment Remanufacturers (MERA) é a divisão de sustentabilidade e remanufatura da Motor & Equipment Manufacturers (MEMA) que, desde 1904, defende a indústria fornecedora de veículos automotivos. Sua missão é promover o avanço da indústria de remanufatura e os interesses comerciais de seus membros. Nossa rede de recicladores, fornecedores, universidades e empresas de serviços profissionais, promove economia circular, especificamente dos benefícios econômicos, ambientais e de desempenho de produtos. Saiba mais em MERA.org. Contato: John Chalifoux jchalifoux@mera.org , +1 248 750 1280

Sobre a APRA

APRA é uma associação de comércio internacional, sem fins lucrativos, que atende mais de 1 mil empresas envolvidas em $35 bilhões/por ano na indústria de remanufatura/ reconstrução de peças de veículos motores. A remanufatura é a última forma de reciclagem. www.apra.orgContato: Joe Kripli, presidente – kripli@apra.org – +1 248-318-5716

Sobre a ANRAP

A ANRAP (Associação Nacional dos Remanufaturadores de Autopeças) foi criada há mais de duas décadas para atuar, sem fins lucrativos, na disseminação do conceito da remanufatura no mercado. Para isso tem demonstrado aos aplicadores, profissionais de manutenção e usuários, as vantagens do uso do produto remanufaturado para manutenção automotiva e a sustentabilidade global. Atualmente, os principais fabricantes de autopeças do país estão associados à ANRAP: BorgWarner, Cummins, Delco Remy, Eaton, Garrett, Knorr-Bremse, Schaeffler Brasil (Divisão LuK) e WABCO. Para mais informações sobre a ANRAP e seus associados, acesse: www.anrap.org.br

Sobre a FIRM

Fundada em 1958 em Viena, a FIRM é uma organização europeia que reúne e representa interesses de empresas remanufaturadoras de motores. Aproximadamente 10 associações comerciais nacionais, que representam mais de 1 mil empresas de remanufatura de motores, são membros da FIRM. Com sede em Bruxelas, a FIRM é um parceiro relevante em discussões junto às instituições europeias e demais associações ao redor do mundo (AERA, APRA, NZERA etc.), além de outras federações comerciais internacionais e europeias do setor automotivo. Comunicação: Volker Schittenhelm – communication@firm-org.eu, Secretaria: Frédérique Daublain – secretariat@firm-org.eu

Sobre a CPRA

O Comitê de Remanufatura da Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis (CPRA, Remanufacture Committee of China Association of Automobile Manufactures) foi fundada em abril de 2010 em Pequim, com a aprovação do Ministério de Assuntos Civis da República Popular da China. A CPRA é uma organização social sem fins lucrativos, estabelecendo e mantendo relações estreitas com organizações da indústria automotiva nacional e internacional, e demais organizações relacionadas a veículos, tais como PERA, APRA, Europe Automobile Parts Remanufacturing Association, Chinese Mechanical Engineering Society, National Natural Science Foundation da China. Contato: Mr. Jianjun Xie – Secretário Geral – +86 133 1113 9962 – xiejianjun@remanchina.org

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