A Cummins Inc., maior fabricante independente de motores Diesel e a Gás, e a Gillig, designer e fabricante americana de ônibus, anunciaram uma nova parceria. O trabalho técnico entre ambas as empresas visa a integração e a otimização da nova tecnologia elétrica a bateria oferecida pela Cummins que, em breve, impulsionará os ônibus com zero emissões da Gillig.

O acordo de desenvolvimento em conjunto foi anunciado por Derek Maunus, presidente da Gillig, e Amy Boerger, vice-presidente de Vendas da Cummins para América do Norte. “A Gillig tem uma relação comercial já bastante consolidada com a Cummins e agora, com esta nova parceria, vamos compartilhar nossas respectivas metas em tecnologias e desenvolver, com a vantagem de uma visão conjunta, para fornecer a mais avançada tecnologia em eletrificação do mercado de ônibus para nossos clientes”, disse Maunus.

De acordo com Boerger, “o powertrain eletrificado da Cummins, representa um grande avanço para a indústria. Estamos muito satisfeitos pelo fato de a Gillig ter o primeiro acesso a esta importante tecnologia de emissões zero. A parceria possibilita uma estreita colaboração técnica para que possamos acelerar a integração dos sistemas e o trabalho de otimização de desempenho para avançar em relação a outros setores”.

O trabalho de desenvolvimento inicial para a nova bateria elétrica aos planos de produção de ônibus eletrificado da Gillig será com foco na faixa de operação de 200 milhas (322 km) com uma única carga. O ônibus contará com um motor de tração dianteira com torque de 3.500 Nm e utilizará a energia do sistema de frenagem regenerativo. Um pacote de acessórios será alimentado pelo sistema Cummins. A implantação inicial do ônibus usará um carregador plug-in.

“Além do trabalho de desenvolvimento em conjunto de ambas as engenharias, a parceria também vai abranger toda a gama de suporte de serviços, diagnósticos, conectividade, planos de garantia e programas de treinamentos. Na Cummins, os trabalhos dedicados por nossa rede de atendimento ao cliente são tão importantes quanto as tecnologias que oferecemos”, acrescentou Boerger.

A Cummins atualmente alimenta a série Gillig de ônibus Low Floor, BRT, BRTPlus, Comutador e Trolley, com um amplo portfólio de Diesel limpo, gás natural quase zero e energia Diesel-híbrida. A adição de sistemas de energia eletrificada da Cummins à linha de ônibus se alinhará com os clientes que buscam introduzir ônibus de zero emissões em suas frotas. “A Cummins e a Gillig trabalham juntas desde a década de 1950 para introduzir inovadoras soluções de energia de ônibus. Estou realmente entusiasmado por continuar esse sucesso com uma nova era de ônibus elétricos”, observa Maunus.

61 View