Turbo remanufaturado Garret é vendido por cerca de 60% do preço de um turbo novo, com vantagens reais para os transportadores, assim como a mesma garantia.

O turbo remanufaturado Garrett é um dos símbolos atuais da Honeywell Transportation Systems, lançado internacionalmente com dois objetivos importantes: um deles, prestar aos transportadores, autônomos e frotistas, uma opção adequada para este momento de queda de produção e venda dos veículos motivada pelas dificuldades econômicas. O outro objetivo é a comprovada redução das emissões, com vantagens que os produtos recondicionados disponíveis no mercado não conseguem manter, pela falta de modernos equipamentos e de processos de manufatura. O turbo remanufaturado Garrett tem os mesmos padrões de qualidade dos produtos fornecidos às montadoras, com consumo de combustível ideal e a redução na emissão de poluentes, o que os retificados por empresas sem os avançados recursos não conseguem produzir.

Programa Reman Original Garrett no Brasil

Iniciado na Europa, o programa é voltado para gerar facilidades aos proprietários de veículos e chegou ao território brasileiro coincidindo com o atual quadro de recessão econômica. O programa Reman Original Garrett, alia produtos com qualidade similar à dos turbos novos, mas com preços mais acessíveis para atender aos veículos com mais de 8 anos de uso.

Depois de muitos estudos de mercado, a Honeywell decidiu intensificar e dar força ao programa de remanufaturados pela própria fábrica também no Brasil, para facilitar aos consumidores o acesso a produtos de alta qualidade, sem os riscos da aquisição de peças recondicionadas por empresas sem os recursos de uma fabricante original. Para isso, instalou uma nova e moderna linha de produção em sua fábrica na região de Guarulhos (SP), específica para produtos remanufaturados.

Com o programa, a Honeywell pretende informar e esclarecer aos transportadores a importância de evitar profissionais e empresas que vendem turbo recondicionado e que chegam a afirmar ser turbo Garrett remanufaturados devido ao logotipo da marca nas carcaças, mas com reparos internos sem os procedimentos de fábrica.

Programa é um sucesso no mercado europeu e o resultado no Brasil e em alguns países da América do Sul está superando as expectativas.

A importância do programa para a Honeywell motivou a recente visita ao Brasil, de Olivier Rabiller, CEO e presidente mundial da Honeywell, e de Eric Fraisse, vice-presidente mundial de reposição. O programa Reman Garrett foi idealizado para facilitar a aquisição dos produtos num momento em que o mercado europeu passava por dificuldades e criar para os consumidores maior facilidade de aquisição do produto com uma série de benefícios, como o menor preço, a mesma durabilidade, o mesmo desempenho e a garantia de fábrica idêntica ao turbo novo. O objetivo do programa é a conscientização dos consumidores sobre as vantagens em utilizar um produto genuíno e evitar que corram risco de instalar em seus veículos um turbo sem procedência identificada com o risco e assumir pesados custos em pouco tempo e problemas com a parada dos veículos para o necessário conserto.

A Garrett entende que os veículos são instrumentos importantes no processo econômico e com programas como o Reman Original Garrett os transportadores poderão melhor administrar os seus custos operacionais, livrando-se de despesas com manutenção provocadas por quebras prematuras normais de produtos sem padrão de qualidade de fábrica. Outro objetivo do programa é evitar que os caminhões fiquem parados nas oficinas ou nas estradas por problemas mecânicos perfeitamente evitáveis.

Pesquisa da Honeywell demonstrou que uma grande parte dos transportadores não conhece a diferença do conceito de turbo remanufaturado e turbo recondicionado.

Para esclarecer os clientes, os engenheiros da empresa dedicaram-se a programas de treinamentos no mercado para transmitir todos os benefícios que o consumidor tem ao fazer a escolha correta. Turbo remanufaturado é o produzido pela fábrica e turbo recondicionado é feito por profissionais sem os critérios de qualidade necessários.

São amplos os benefícios proporcionados pelos turbos remanufaturados por receberem os mesmos processos de produção de um turbo original, com descarte de peças reprovadas nas avaliações e a sua substituição por componentes novos, com o mesmo padrão de qualidade, durabilidade, desempenho e controle de emissão de NOx  (óxidos de nitrogênio que provocam edemas pulmonares) e CO2 (dióxido de carbono(dióxido de carbono, que compromete a camada de ozônio). Além dessas vantagens, o turbo remanufaturado é vendido por cerca de 60% do preço de um turbo novo, com vantagens reais para os transportadores, assim como a mesma garantia. Atributos que os turbos retificados por empresas sem os avançados recursos não conseguem oferecer.

Momento de troca

A Honeywell esclarece que é fácil para o transportador identificar o momento de troca do turbo do veículo, devendo ocorrer quando perceber a queda de desempenho, especialmente em subidas e ultrapassagens.

Para o lançamento do programa de remanufaturados, além de instalar uma linha de produção exclusivamente dedicada a esse produto, a Honeywell desenvolveu treinamentos e promoveu a conscientização de toda a cadeia de distribuição, vendas e serviços para garantir pleno atendimento aos consumidores. Atualmente, são cerca de 400 pontos de serviços em todo o país. Além de venda e serviço, todos também foram envolvidos para a coleta de turbos usados num processo de logística reversa para a rápida entrega dos turbos na fábrica de Guarulhos.

Vantagens comprovadas

Durante o seminário realizado em Shangai (China) a Honeywell apresentou os resultados de um teste comparativo com produtos similares vendidos no mercado de reposição. Realizado pelo laboratório Millbrook, da Inglaterra, o teste comprovou que os turbos Garrett, remanufaturados pela Honeywell Transportation Systems, são mais eficientes que produtos similares disponíveis no mercado de reposição e restaurados sem os processos e especificações exigidos pelas montadoras.

Os testes de laboratório demonstraram que os turbos remanufaturados Garrett superam em torque, entre 15% e 40% os produtos disponíveis no mercado de reposição.

No campo ambiental, o turbo remanufaturado Garrett também superou os produtos concorrentes. Enquanto os turbos remanufaturados pela fábrica mantiveram a emissão de CO2  dentro dos limites homogados pelas entidades reguladoras, os concorrentes expeliram entre 2,0 g/km e 4,5 g/km, de NOx, com natural agressão ao meio ambiente. Também foram mais eficientes, entre 8% e 28% em emissão de CO2.

De acordo com o estudo, os resultados são uma indicação clara dos benefícios que os turbos remanufaturados Garrett proporcionam ao mercado em performance e preservação ambiental.

O estudo também atende às reivindicações das agências reguladoras da Alemanha, Itália e Espanha de inclusão do turbo entre os componentes automotivos que devem evitar comprometer o meio ambiente pelo processo adotado na remanufatura e o uso de componentes fora das especificações originais.

O Millbrook Group, que realizou o estudo, é um laboratório independente dedicado a serviços de testes, validação e engenharia para fabricantes de veículos, sistemas, peças, transporte em geral, petroquímica, defesa e segurança.

Saiba como identificar o turbo remanufaturado Garrett

A Honeywell e a sua rede sempre alertam o mercado que um turbo original Garrett vem na embalagem com padrão mundial, com um adesivo indicando o código do produto e o número de série. Estes números também estão gravados na plaqueta do turbo e no certificado de garantia que acompanha o turbo dentro da embalagem.

Como o turbo remanufaturado é feito mediante a coleta do turbo danificado, chamado de casco, a Honeywell acredita que esse processo também irá reduzir a matéria-prima dos recondicionadores. E, na medida em que os consumidores forem tomando conhecimento das vantagens, por intermédio dos próprios consumidores e das ações que serão realizadas, espera que os volumes sejam ampliados.

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