A remanufatura é um processo industrial certificado e que pode ser rastreado, pois tem procedência. Segundo a ANRAP, as peças remanufaturadas podem contribuir para a reciclagem automotiva por sua garantia, procedência e originalidade, e colaboração para a sustentabilidade global, reduzindo consumos de matérias-primas, água, energia elétrica e resíduos na cadeia produtiva.

Fabricantes alertam que fornecer dados sobre a procedência da peça é essencial para a construção de uma relação transparente com o usuário, especialmente em relação aos itens de segurança. Destacam que o remanufaturado pode ser a solução mais confiável e econômica para a manutenção de qualidade que o mercado requer.

A ANRAP aponta que aproximadamente 70% da receita do setor de peças de reposição da América do Sul são provenientes do Brasil e da Argentina, sendo que mais de 50% dessas peças podem ser remanufaturadas. No entanto, apenas 6% dos produtos que são inseridos no mercado, atualmente, passam pelo processo de remanufatura – considerado uma tendência mundial. Dentre os grandes desafios para aumentar esse percentual está a falta de incentivos fiscais para práticas de logística reversa, que visa a devolução aos fabricantes das peças usadas (carcaças), consideradas matérias-primas e vitais à remanufatura.

No âmbito da sustentabilidade global, o processo de remanufatura atende plenamente às práticas de responsabilidade ambiental. Além de reduzir o consumo de matérias-primas, energia e água; contribui para diminuir a emissão de gás de efeito estufa e a sonegação fiscal. Ao mesmo tempo, colabora para aumentar a geração de empregos, a lucratividade e o processo controlável da indústria, além de melhorar a imagem do setor automotivo diante do consumidor e governo. Mundialmente, mais de 110 indústrias reciclam produtos, incluindo o setor automotivo; equipamentos elétricos, médicos e de comunicação; e outros.

Cada vez mais, as empresas precisam estar conscientes de que é preciso produzir com menos desperdício, realizar processos industriais que preveem o descarte reciclável e, principalmente, projetar inovações sustentáveis.

709 View