Um estudo divulgado pelo Fórum Econômico Mundial apontou que os produtos com origem duvidosa são um dos principais riscos globais para este ano. Isto porque representam condições incertas, impactando negativamente diversas indústrias, entre elas a de autopeças. O levantamento foi realizado com base em dados oficiais e extraoficiais de diversos países, incluindo estudos de tendências da ONU e suas agências, Bancos Mundial (BIRD), Interamericano de Desenvolvimento (BID), entre outros.

No Brasil, os produtos com origem duvidosa impactam a economia do país que deixa de arrecadar impostos. A Fazenda Nacional apontou que 13 indústrias foram fechadas nos últimos anos pelo não pagamento dos devidos tributos. Mais do que isso, no setor automotivo, os produtos sem procedência colocam em risco a vida dos usuários de transporte.

Manutenção automotiva: use apenas peças remanufaturadas pelo fabricante

Ao realizar a manutenção do veículo, os usuários precisam ficar atentos com os produtos de procedência duvidosa, não confiáveis e feitos sem qualquer processo seguro de produção. 

Uma peça remanufaturada chega a custar 70% do valor de um produto novo. Há casos em que a peça sem procedência chegou a ser comercializada acima disso, com uma vida útil 40% menor. 

A remanufatura de produtos é um processo realizado 100% dentro das instalações do fabricante original. As peças usadas, consideradas matérias-primas da remanufatura, retornam para o seu fabricante e passam por um criterioso processo de  reconstituição. O componente é desmontado, inspecionado e todas as suas partes são lavadas. Caso seja necessário, são feitas substituições dos itens não mais utilizáveis por outros novos, considerando todas as atualizações tecnológicas da marca. Por fim a peça é novamente montada e passa por testes finais de qualidade. O produto retorna ao mercado com certificação de procedência, originalidade e garantia do fabricante.

Portanto, a peça remanufaturada é um produto que sai da fábrica certificado com procedência, originalidade e garantia. Além de seguros, os produtos remanufaturados estendem a vida útil do veículo e contribuem para a sustentabilidade global.

Fonte: Jornal do Brasil

752 View